Sob o céu azul de Uberaba (MG), cidade das Sete Colinas, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) celebrou seus 50 anos de história com uma viagem ao passado. Nesta segunda-feira (18), a instituição desenterrou sua primeira Cápsula do Tempo, selada há 25 anos, durante o Jubileu de Prata. Na mesma ocasião, uma nova cápsula foi enterrada, com mensagens a serem reveladas em 2050.
Ao todo, foram resgatadas 39 cartas. Algumas sofreram com a ação do tempo e da umidade, perdendo parte de seu conteúdo, mas todas mantiveram vivo o espírito da memória, da esperança e do legado institucional. A cerimônia, realizada nos jardins da Fazu — onde a cápsula estava enterrada — reuniu autoridades, colaboradores, alunos e ex-alunos. A programação incluiu homenagens, leitura de mensagens antigas e a inauguração do “Raízes Fazu – Acervo de Placas Históricas”.
O diretor da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, ressaltou a trajetória da faculdade: “A Fazu chega ao seu Jubileu de Ouro com uma trajetória sólida, respeitada e reconhecida, mas não paramos aqui. O futuro já está sendo construído, e ele nos exige mais inovação, mais compromisso e ainda mais coragem. Celebramos o passado com gratidão, vivemos o presente com intensidade e planejamos o futuro com esperança”.
Representando o município, a prefeita Elisa Araújo destacou a importância da parceria entre a faculdade e a Prefeitura, especialmente nas ações conjuntas com a Secretaria de Educação. “É um orgulho muito grande ter a Fazu sediada em Uberaba e daqui sair tantos profissionais exemplares para o nosso mundo do agronegócio e agora também para a Educação”.
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, enfatizou a contribuição da Fazu para a formação de profissionais estrangeiros, como os bolivianos. Vale lembrar que a ABCZ é peça fundamental na história da Fazu, tendo instituído a fundação mantenedora da faculdade.
“A Bolívia conquistou este ano, junto com a ABCZ, o selo País Livre de Aftosa sem Vacinação e esse crescimento tem uma contribuição muito importante dos ex-alunos da Fazu, pois hoje a maioria dos técnicos da Asocebu (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia) são formados aqui”. Uma das cartas resgatadas faz referência direta a esse avanço: “Febre aftosa – Tenho certeza de que não teremos esse problema daqui a 25 anos”.
Representando os estudantes, o egresso Alexandre Bizinoto — também ex-professor e ex-coordenador do curso de Zootecnia — teve a honra de ler sua própria mensagem escrita em 2000, quando foi a primeira pessoa a contribuir com a cápsula. Emocionado, compartilhou com os presentes: “Almejava encontrar todos presentes hoje e podermos reviver as histórias e ler as mensagens deixadas nesta urna, apresentar nossos filhos ou até mesmo nossos netos. Enfim, vivermos o saudosismo salutante”.
À noite, a comemoração segue com uma grande festa dedicada a alunos, ex-alunos, colaboradores e parceiros. A programação musical conta com o cantor sertanejo Kleo Dibah e a dupla Felipe & Rafael, artistas locais que protagonizarão um show especial em homenagem à Fazu.
As celebrações do cinquentenário da Fazu não se restringem ao aniversário. Ao longo de todo o ano de 2025, a instituição mantém uma programação comemorativa extensa, com atividades que começaram no início do ano e seguirão até dezembro.








